segunda-feira, 11 de julho de 2011

Os melhores guitarristas das últimas décadas

Eu toco guitarra - toco muito mal guitarra elétrica -, mas tenho lá meus ídolos.

Segue abaixo músicos que criam sons saborosos e que inspiram quando eu toco nas seis cordas.

(E essa lista, obviamente, pode mudar com o tempo)

Começo do século XXI (2001-2010)


Ele não é conhecido por grandes solos nos anos 2000, mas, para mim, o John Petrucci do Dream Theater, do CD Train of Thought, é o grande guitarrista desta década que acabou. A música Stream of Counsciousness é a composição de destaque dele nesse período. É muito diferente dos solos de jazz fusion que ele fazia na década de 90, sendo mais cru e mais metal. Não tem nada de peculiar com o período, mas é uma pegada autêntica na guitarra elétrica.
Aprecie.


Década de 90 (1991-2000)



Para mim Paul Gilbert é o grande nome dos anos 90 porque conseguiu se livrar da herança do hard rock do Mr. Big e se tornar um músico solo respeitado no mundo todo. Ele não liga em fazer os covers mais bizarros na guitarra elétrica e nem de participar de projetos que não são fixos. Para mim, ele toca por puro prazer. E você pode conferir isso na versão dele de uma música das Spice Girls, logo abaixo (outro grupo de garotas que foi destaque no mesmo período).

Criativo no talo.



Década de 80 (1981-1990)



Jason Becker hoje sofre de ALS (Esclerose Lateral Amiotrófica) e perdeu todos os movimentos do corpo, exceto o dos olhos. Vive através de aparelhos. Na década de 80, no entanto, ele era o melhor instrumentista do período, pau a pau com Yngwie Malmsteen. E sua melodia, aliada com a velocidade extrema, sempre me cativou na guitarra elétrica.

Sempre virtuoso.



Década de 70 (1971-1980)



Pensei em Jimmy Page nessa posição. Pensei em David Gilmour e suas bases e seus solos com todo sentimento. Pensei na simplicidade de Richie Blackmore. Peguei um guitarrista mais frio. Steve Hackett não tem muito sentimento explícito tocando com o Genesis, mas suas escolhas melódicas criam as melhores composições para a guitarra elétrica, na minha opinião. Os solos dele estão entre os mais belos e simples que eu já vi.

Feeling.



Década de 60 (1961-1970)



Para a década de 60, escolhi um clichê: Jimi Hendrix. Pra mim, não há ninguém que toque tão explosivamente quanto ele nesse período. A versão dele de All Along The Watchtower elevou a música de Bob Dylan.

Um mito a ser preservado pelo tempo.

Nenhum comentário: